sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VOCIFERAR OU CANTAR?

A 1ª Igreja Batista de Teresina promoveu em 13 de novembro de 2010 o seu II Encontro de Coros. Iniciativa extremamente louvável da Igreja e de seu Pr. Gilvan Barbosa. Teresina tem se desenvolvido muito neste setor com vários corais sendo criados em escolas, igrejas e empresas, estimulando a arte vocal e gerando fortes laços de companheirismo e responsabilidade grupal entre seus componentes.
Cantar em grupo é manter a mais absoluta disciplina. Salvo quando há solistas, não há individualismos no canto Coral. Todos devem primar pela perfeita sincronia entre as vozes, atendendo religiosamente às intervenções gestuais e interpretativas do Regente.
Aí, entretanto, está o nó górdio da questão: a preparação insuficiente e inadequada dos regentes, transmitindo aos incautos coralistas toda sorte de defeitos e vícios que transformam uma simples peça musical numa sucessão torturante de desencontros e desencanto. A preparação de um verdadeiro Regente Coral inclui além do domínio completo das linguagens musical e gestual, conhecimento vasto de História Geral, História da Arte, e solidez de saberes sobre estilos, técnica vocal etc. Cultura geral, portanto, é imprescindível para um convincente desempenho musical do Regente e de seu grupo, e essencial para a interpretação correta das músicas.
O Coral Jovem da Igreja Batista de Codó, MA, sob a direção de Francisco Leal foi um horror! Vociferantes, os coristas berravam desordenadamente, concorrendo ente si na desigualdade de intensidades e afinação, com vozes esganiçadas e supremamente desagradáveis. Somente a tolerância de um Deus para perdoar tal descalabro musical. Culpa da ignorância e despreparo completo do sr. regente.
O nível mudou radicalmente quando da apresentação do Madrigal Contraponto e do Coral da Assembléia de Deus , trabalhados e regidos por Jeonai Batista. Rapaz estudioso, bom instrumentista, é um dos felizes herdeiros do competentíssimo trabalho desenvolvido pelo Prof.Dr. Vladimir Silva, quando à frente do magnífico Madrigal da UFPI. Aliás, o Madrigal Contraponto é integrado por remanescentes do coral de Vladimir. Vozes bem colocadas, dinâmica correta, encantou-me ouvir a difícil "Chant des oiseaux" de Clement Jenequin. O Coral Jubilai está em bom caminho. Gostei especialmente da peça "Calma, mansa, serena", em adaptação minha, do excelente grupo Adventista "Arautos do Rei". Muito tem a melhorar o coral da própria Igreja Batista, promotora do evento.
De qualquer modo parabéns pela iniciativa. Que outros encontros aconteçam e que outros Jeonai surjam no cenário da música coral de Teresina, para a satisfação e felicidade dos ouvidos sensíveis...!

3 comentários:

  1. Meus parabéns ao meu amigo Jeonai pela aprovação no vestibular da UFCG, para o curso de bacharelado em Regência!
    Germano Lopes

    ResponderExcluir
  2. ironias de primeiras....ri muito... deus tem que ser misericordioso mesmo rsrs abraços...ancioso pelo proximo post

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Gostei muito do artigo, meu querido Fred, que como sempre escreve muitissimo bem. Queria eu ter apreciado tal manifestaçao de beleza em sons. Mas tenho ideia do trabalho realidado pelo grupo Contraponto e seu regente e meu grande amigo Jeonai, pois tive a honra e prazer de ser convidado a cantar e participar de duas apresentaçoes durante as ferias de Janeiro que passei em Teresina. É sempre muito saboroso estar imermo em atividades do bom fazer musical, ainda mais quando se trata de um grupo cheio de amigos de outrora, como sao todos os carissimos integrantes do Contraponto. Dá um sentimento de satisfaçao, de plenitude, saber que em Teresina ainda temos um coral como este, trabalhando desta maneira, apresentando um repertorio bem selecionado, mostrando uma interpretaçao agradavel. Parabens aos integrantes, ao Madrigal como um todo, e ao regente, pelo trabalho, dedicaçao, disciplina, tecnica, zelo e educaçao. Pena mé dá é saber que a cidade de Teresina nao dispoe de recursos educacionais suficientes para oferecer aperfeicoamento a um jovem sagaz e faminto por conhecimento, como Jeonai, que terá de tao breve zarpar voo a outros ares em busca de melhor preparaçao no trato e regencia coral. Quando será diferente esta realidade, neste aspecto? Quantos nao já tiveram que deixar Teresina em busca de algo melhor? É passada a hora de o progresso abraçar Teresina e ficar de vez.

    ResponderExcluir