domingo, 13 de fevereiro de 2011

NONATO LUIZ: UM VIOLÃO DE SONHOS!

Nonato e Mário Sérgio


Sou suspeito para falar sobre Nonato Luíz. Conheço-o desde a década de 70, em Fortaleza, e passamos inesquecíveis momentos musicais em minha casa, sempre regados a uma boa cachaça.
Em 1977 fomos a Campos de Jordão, durante a realização do Festival de Verão (atualmente em sua 41ª edição) onde, sob a direção de Dr. Hugh Ross e Eleazar de Carvalho e OSESP, fizemos parte do coro que apresentou a 9ª de Beethoven. Na ocasião, conheceu Turíbio Santos. Ouví-o, portanto, centenas de vezes, e participei da elaboração da partitura de uma de suas peças musicais, "La concordanza", em parceria com o grande músico cearense Tarcísio José de Lima.
É difícil falar sobre Nonato Luíz. O violão, ao tocar, passa a ser parte integrante de seu corpo. Um imenso prazer de tocar estampa-se no permanente sorriso que paira em seu rosto, iluminando o ambiente e ouvintes com uma aura que transmite paz, segurança técnica absoluta e uma sonoridade soberba. Cada corda, em Nonato Luiz, tem vida própria. A melodia perpassa entre elas, sempre evidente e clara. Jamais os riquíssimos acordes sufocam-na. A música de Nonato Luiz remete à renascença. Seus temas são repetidos sempre com uma roupajem nova e dinâmica. A forma de construçao musical - A B A - torna-a de fácil assimilação. A sonoridade de seu violão é variada, passando de sons metálicos aos velados sempre de maneira equilibrada e progressiva. Seus incríveis arranjos de nossa MPB e, especialmente, os de temática nordestina, quando evidencia o modalismo medieval além de outras características melódicas próprias de nossa música , são prova incontestável de que sua arte é como sensível antena a captar ecos de um passado longínquo mas ainda fortemente presente na alma de nossa gente.
Ouvir a música de Nonato Luiz é sentir a alegria de viver de um grande músico que faz de seu instrumento o seu principal veículo de comunicação. Ouvir Nonato Luiz é vivenciar emoções profundas e variadas, inesquecíveis em seu conteúdo. É, acima de tudo, aprofundar a crença na grandeza da Arte e da criação humanas.

Confira no link abaixo, um exemplo da arte de Nonato Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário