segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ENFIM, MÚSICA !
Madrigal da UFPI

O público teresinense teve ontem à noite, na Catedral das Dores, a rara oportunidade de apreciar um grande espetáculo musical. O Madrigal da UFPI e o Coro feminino, sob a regência do Professor Dr. Vladimir Silva, nos brindaram com música de primeira qualidade. Obras de nosso Reginaldo Carvalho, Samuel Cavalcanti (ótimo pianista!), Jaime Ovalle, Janequin, Schubert, entre outros, acompanhados por orquestra de câmera, junção de instrumentistas de Teresina e Campina Grande.
Vladimir Silva é um Maestro, na verdadeira e mais profunda acepção da palavra. Gestos perfeitos e plenos de sentido, imensa capacidade de interagir com o grupo, rege dos pés à cabeça, com todo o corpo. O resultado musical é um coro equilibrado, com entrosamento entre os naipes, com uma sonoridade sublime, dinâmica e terminações de frases beirando à perfeição, indo do pianíssimo ao fortíssimo com extrema facilidade. Os solistas, sem exceção, muito bons. Um coral sem "estrelas" mas onde todos fulguram todas as luzes, cada qual em seu devido momento, atento e concentrado, sob a regência inteligente de Vladimir Silva.
O nome disso? Competência! Reger não é apenas agitar os braços, marcar compassos, dar as entradas corretamente. Reger é conhecer profundamente História da Arte, estilos musicais além, é claro, de muita música. Reger é interpretar a obra, é traduzir em sons toda a essência de suas vivências e sensibilidade. Reger é incorporar tudo isso e passar essa energia ao bem preparado grupo musical. E o resultado é música, essa arte que comove, eleva, faz transcender a alma humana. E Vladimir Silva, junto com seu coro, passeia sua competência por estilos que vão da Renascença à música contemporânea.
Fiquei feliz em rever tantos amigos e amigas entre os coralistas, que iniciaram suas jornadas artísticas no Coral do CEFET, sob a minha regência. Integrando agora esse Madrigal fantástico, certamente estão eternamente enriquecidos com o maravilhoso contato com a grande arte musical.
E a você, Vladimir Silva, meus votos de uma ascenção vertical em sua grata Arte, para a felicidade de todos os que o ouvirem reger. Parabéns !

6 comentários:

  1. Odeio falar sobre alguém. Temo sempre a interpretação dos que leem o que escrevo levando para o lado da camaradagem, todavia, tratando-se do amigo maestro e perfeccionista Vlademir silva, abrirei a guarda. Com toda certeza, o trabalho realizado pelo maestro no nosso estado deve receber total consideração. Fez muito com nada e recheado de impecílios (dos invejosos é claro). Despedida com chave de ouro. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. bravo, fred, bravíssimo. beijos kenardianos.

    ResponderExcluir
  3. Fred TE AMOOOO!!!Obrigada pelos elogios ao Madrigal, sinto-me privilegiadíssima de ter sido sua coralista no Cefet, pois até entao não sabia o que era música e música coral,posso dizer que minha voz nasceu em suas mãos e agradeço principalmente e em primeiro lugar a vc por isso.Sua eterna soprano,

    Monção.

    ResponderExcluir
  4. Grande Frederico Marroquim! Sempre tão sábio ao usar as palavras e, mais ainda, ao falar de MÚSICA! É com imenso prazer que agradeço a você, Grande amigo meu, por ter mostrado-me o que é música. Foi através de você que minha paixão pela música começou. Dou-te muitas "Graças!" por isso. Depois de passar pelas suas mãos, ainda tão incipiente e, também, insipiente, alcei vôo em busca do aperfeiçoar-me junto a VLADIMIR SILVA, este bravo e instigante Grande Homem, que, de maneira tão singular, marcou minha vida como Jesus à História: A.C. e D.C. Vladimir despertou, ainda mais, minha curiosidade pelo saber, pelo fazer musical sempre em busca da perfeição, seguindo interpretação de estilo, período, compositor etc. com seu poder de líder nato e sapiência na palavra, uma retórica que... faltam adjetivos a altura. Agradeço a Vladimir os bons "puxões de orelhas", os "CHAPÉUS" (risos) que, com tanta diplomacia, ganhamos inúmeras vezes, mas foram em prol do nosso bem. Sentirei muitas saudades de tudo! Não foram apenas 3 dias, 3 meses...Foram TRÊS ANOS de intensas atividades extremamente prazerosas, pois fazemos o que mais amamos e quando se faz o que se gosta, faz-se com amor e esmero. Logo, chegamos perto do ideal. Ésta estampado na faces de todos os coralistas o nosso respeito e enorme gratidão por tudo que Vladimir fez: BOA MÚSICA! Eu, Jean Lima, poderia não ser a melhor pessoa p'ra falar deste grupo, pois faço parte dele, mas tenho plena convicção de que não estou "enchendo nossa bola", pois tenho uma mínima consciência de quais pontos precisamos trabalhar afim de tornar belo, na prática, tranformando em som o que está na partitura. Foi graças a este homem que aprendi a importância de ler partitura, de estudar para fazer bem feito, de não esperar pelo outro. Somos um grupo, mas todos têm suas funções em particular a desempenhar para que o resultado seja o que nos apraz. Parabéns a todos do Madrigal da UFPI pelo seu trabalho! PARABÉNS todo especial ao Prof.Dr. Vladimir Silva, a quem tenho o prazer de chamar de AMIGO, com quem vivi muitos momentos felizes, apesar das dores de cabeças que dei ao regente. Agradeço o apelido, mais que merecido, que me dera: PERSONA NON GRATA! Poxa vida! Como diz meu amigo Fred: A vida é uma só, passa depressa e é preciso curti-la! Infelizmente, este momento tem de chegar a um fim, mas que bom que foi eterno enquanto durou (melhor dizer: ainda está durando)! Tantas lágrimas derramei por tudo que passamos. Lágrimas de alegria, de saudades que sentirei, de vontade de viver tudo de novo... São muitas emoções! Devo ser breve em resuzir tudo: Cantamos com os OLHOS, mostrando no semblante o que sentimos, com a "faca na mão", prontos p'ro que der e vier. Em suma, para MÚSICA! Sinto-me grato como Schubert em "An die Musik"!(Lindo lied)
    Do eterno amante de música: JEAN LIMA
    Para o eterno bem-feitor de música: VLADIMIR SILVA
    Music is food to my soul! And to you?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fred muito obrigado, pelos sinceros comentários sobre o trabalho do Madrigal e do nosso querido regente Vladimir Silva.
    Temho um carinho muito grande por você e agradeço a Deus ter sido uma de suas coralistas,foi maravilhoso!!! Obrigado pelas palavras de incentivo.UM ABRAÇO BEM APERTADO!

    ResponderExcluir